Equipe de transição do presidente eleito quer garantir o funcionamento efetivo do Cadastro Único (CadÚnico). Para isso, alterações foram sugeridas e podem mudar bastante o funcionamento dos programas de auxílio que estão em atividade no país no momento, inclusive o Bolsa Família.

A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a volta do Bolsa Família em 2023. Além do nome antigo, o programa deve resgatar algumas regras e exigências que existiam antes de mudar para Auxílio Brasil
Outro ponto importante é que o governo federal anunciou uma criteriosa varredura nos cadastros de beneficiários. O objetivo é garantir o bom funcionamento do Cadastro Único (CadÚnico), sistema de coleta de dados de brasileiros vulneráveis.
Técnicos do Ministério da Cidadania já disseram que o abandono do CadÚnico durante o governo Bolsonaro abriu espaço para uma série de pagamentos fraudulentos e indevidos, por isso a investigação foi instaurada. Se você não seguir as regras, os cidadãos podem ser bloqueados ou até mesmo cancelar seus pagamentos.
Por exemplo, há suspeitas de que o desmantelamento do sistema permitiu que uma mesma família utilizasse diferentes cadastros para obter mais de um benefício. O que o futuro governo busca prevenir.
Como evitar o recorte e continuar recebendo?
Outro possível motivo para o cancelamento dos benefícios é o descumprimento dos requisitos do chamado Bolsa Família.
Para evitar a possibilidade de seu pagamento ser cancelado, é importante começar a aderir a essas normas agora.
As condições são compromissos que as famílias se propõem a cumprir para continuar a receber depósitos. Veja o que os beneficiários devem atualizar no tempo:
- Carteira de vacinação atualizada de crianças e adolescentes;
- Assegurar a inscrição mínima de membros em idade escolar;
- Consultas pré-natais no dia correto (somente gestantes);
- Realizar atividades socioeducativas para crianças em situação de trabalho infantil.
Novos regulamentos sobre os requisitos devem ser editados logo após a posse do novo presidente da república. No entanto, os assistidos pelo programa já podem providenciar as ações necessárias para se manter em dia com as novas regras.