O Cadastro Único (CadÚnico) é onde os brasileiros se beneficiam dos programas sociais do governo federal. Ele é conhecido como um mediador entre o Auxílio Brasil e a população, mas outros projetos também são geridos por ele. Algumas famílias estão por fora de alguns dos benefícios proporcionados. Entenda;

Para se inscrever, você deverá se dirigir a uma vaga no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua cidade de residência, ou acessar o site da Secretaria de Cidadania. O período de inscrição para os benefícios de 2023 termina em 31 de dezembro deste ano.
A maioria dos programas (19 no total) visa pessoas de baixa renda e abrange áreas como transporte gratuito, contas de energia, financiamento imobiliário e muito mais. Confira abaixo dois projetos sociais menos conhecidos e todos os outros.
Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) – Para participar do programa, é preciso se cadastrar no CadÚnico, o cadastro único do governo, e os descontos variam de 10% a 100% do valor total da conta.
Esses descontos são baseados na quantidade de energia que uma família consome naquele mês. Por exemplo, se o consumo de eletricidade residencial for até 30 kWh por mês, haverá um desconto de 65%; se o consumo mensal de eletricidade for entre 31 e 100 kWh, o desconto será de 40%; até 220 kWh, o domicílio receba um desconto de 10%.
ID Jovem – Este documento permite descontos de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte público interestadual.
Quais os benefícios disponíveis para quem tem o CadÚnico?
- 1. Auxílio Brasil
- 2. Tarifa Social
- 3. ID Jovem
- 4. Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- 5. Casa Verde e Amarela
- 6. Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda
- 7. Isenção em Concursos Públicos
- 8. Telefone Popular – benefícios disponíveis para quem tem o CadÚnico
- 9. Carta Social – benefícios disponíveis para quem tem o CadÚnico
- 10. Fomento às Atividades Produtivas Rurais
- 11. Carteira da pessoa Idosa
- 12. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)
- 13. Programa Nacional de Crédito Fundiário
- 14. Programas Cisternas
- 15. Programa Nacional de Reforma Agrária
- 16. Água para todos – benefícios disponíveis para quem tem o CadÚnico
- 17. Programa Brasil Alfabetizado
- 18. Bolsa Verde
Como saber se tenho direito a algum benefício do governo?
Agora que vimos os principais benefícios disponíveis para quem possui um CadÚnico, é importante ressaltar que cada um possui requisitos específicos que devem ser atendidos para garantir a participação dos interessados. Mas uma exigência comum é a inscrição no CadÚnico, que deve ser feita no CRAS da sua cidade.
Mas se você já é cadastrado e seus dados estão atualizados, basta selecionar um ou mais programas e entrar em contato novamente com o CRAS. Informe seu interesse em se inscrever em um programa disponível para quem possui CadÚnico e solicite informações sobre os requisitos necessários para participar.
Se você deseja os benefícios, visite o site e cadastre-se. Outra forma de saber se você tem direito a algum benefício é acessando o site do governo federal no endereço abaixo. A plataforma contém informações sobre os benefícios disponíveis para quem possui um CadÚnico.
Gostou? Assine nossa lista de e-mail para ficar por dentro das novidades que te garantirão dinheiro no bolso e oportunidades exclusivas.
Você pode acessar nosso blog também para ficar por dentro de benefícios sociais e outras ofertas valiosas. Boa sorte!