Quando você está devendo Deus e o mundo, seu nome fica sujo. Isso te impede de viver em paz. Mas existe solução! Preste atenção nesse texto pois ele pode te ajudar a se livrar das dívidas de uma vez por todas e garantir seu nome limpo e respeitável. Leia abaixo e siga essas dicas valiosas para ter sucesso na sua vida financeira.

Pague suas dívidas e fique com o nome limpo
Quando você não controla seu dinheiro, ele pode escapar sem você nem perceber. E acredite, é mais fácil gastar dinheiro do que ganhar dinheiro. Dividas atrás de dívidas vão deixar você ansioso e inseguro. Controlar suas finanças trará paz e segurança. Então, como tirar o nome sujo, sair do vermelho e garantir a sua estabilidade financeira? Fácil. Com novos hábitos que vão fazer você não dever mais nada.
Para deixar seu nome limpo, os brasileiros tem que recorrer ao planejamento mensal financeiro. Com certeza esse será o seu primeiro passo em direção a liberdade financeira. Depois disso você pode tomar ações que vão deixar seu nome limpo e brilhante.
Continue atento e deixe seu nome limpo com os passos a seguir:
Como regularizar o nome sujo?
O primeiro passo para regularizar o nome sujo é manter um planejamento financeiro. Sabemos que é difícil porque o preço das coisas anda um absurdo, mas as assim que as dívidas acumularem, respire fundo e siga os próximos passos com atenção.
Calcule o valor das suas dívidas
Se você não sabe nem quanto está devendo, não conseguirá quitar as dívidas. O primeiro passo para ficar com o nome limpo é esse porque você começa a ter noção do prejuízo em que se meteu.
Você vai olhar para os boletos atrasados, faturas de cartão vencidas e financiamentos e juntar tudo em um único lugar e colocará lá o nome para você lembrar: dívidas. Muitos brasileiros não sabem quanto está saindo da conta e isso traz muitos problemas que, se você não contabilizar, parecerão sem fim.
Para conseguir organizar isso, você pode usar um bloco de notas, se você usá-lo com frequência e colocar a vista ou planilhas on-line. Depois de anotar as dívidsa, coloque e lembre o nome delas, por exemplo: cartão de crédito, IPVA, letra dos automóveis, entre outras dívidas que você pode ter.
Alguns outros tópicos interessantes para inserir na sua planilha de gastos são:
- Por que adquiri essa dívida?
- Qual Instituição?;
- Custo inicial da dívida?;
- Custo atual da dívida?;
- CET – Custo Efetivo Total (juros cobrados + taxas do crédito);
- Qual é a urgência?
Assim você vai adquirir noção de quanto você está gastando ao mês e poderá entender como que seu salário está sumindo tão rápido no início do mês e para onde seu dinheiro está indo.
Se pergunte: “Quanto estou pagando de juros?”
Muitas dívidas tem juros, que é um valor que é acrescentado na dívida e faz ela subir de preço. Um exemplo: Se você devia mil reais com juros, você não pagar mil reais se você demorar a pagar. Você vai pagar mais dinheiro ao final da dívida do que o dinheiro que você gastou inicialmente.
Isso acontece com empréstimos, cartões de crédito, financiamentos de casa, carro, e etc.
É muito importante priorizar as dívidas com taxas de juros mais altas, como o cheque especial e o rotativo do cartão. Essas operações têm o famoso efeito de bola de neve, que causa cobranças de juros valores superiores a 200% ao ano.
Outra dica muito boa para um bom plano de pagamento é substituir uma ou mais dívidas com altos juros, por outras de mesmo valor, mas com juros menores.
Veja só: ao invés de pagar R$1500 no cartão de crédito a juros de 10% ao mês, você pode optar por um empréstimo do mesmo valor, com juros mensais de 2% ou 3%. Isso facilitará sua jornada para um nome limpo.
Pare de fazer dívidas novas.
Se você ainda está fazendo novas dívidas, se contenha. A prioridade precisa ser pagar as que você já tem. É fácil ficar escravo de cartões de crédito mas impossível atingir um nome limpo se você depender demais deles.
Para ter sucesso na quitação das dívidas e até mesmo depois dela, é importante mudar hábitos e seguir com uma maior consciência financeira.
Tentações vão surgir pelo caminho, mas você precisa se manter na linha, não desista! Pague suas contas em dia e em hipótese alguma deixe atrasar uma parcela sequer.
Então para evitar novas dívidas não utilize cartão para parcelar, escolha sempre pagar à vista para não acumular mais dívidas. Aproveite para pedir descontos no pagamento em espécie.
Elabore um plano para pagar e ficar com o nome limpo;
Elaborar um plano realista para pagar é a sua saída. Esse é um passo importante então preste atenção para conseguir um nome limpo de uma vez por todas.
Crie uma lista de prioridades das dívidas. O que tem menos prazo restante ou valores menores, de acordo com a sua prioridade, pode vir em primeiro lugar nos pagamentos.
De acordo com alguns especialistas, você pode usar o critério de juros para elaborar a lista de prioridades com cada uma das despesas. Vale ressaltar que essa forma de organizar é muito eficiente para quem tem dívidas de cartão acumuladas.
Entenda que, se você tem uma dívida de R$1 mil que cobra 10% ao mês (sobre o valor inicial), em um ano ela vai dobrar de valor. Em contrapartida, se uma segunda parcela cobrar taxa de juros de 3%, ela não vai aumentar tanto como a primeira.
Sendo assim, é mais interessante pagar aqueles credores que cobram taxas maiores de juros e só após isso, pagar as taxas mais baixas.
Renegocie suas dívidas
Pode ser difícil mas renegociar suas dívidas vai te deixar bem mais perto de ficar com o nome limpo. O mais indicado é pôr em dia todos os valores, mas se suas despesas estão muito altas e você não vai conseguir pagar de outra maneira, use o jeitinho brasileiro e negocie com seus credores.
Depois de terminar sua lista de gastos pronta, análise qual empréstimo, financiamento ou cartão vai acumular o maior valor ao longo do tempo e se você vai conseguir pagar. Se não tiver saída, vai ser necessário recorrer à negpciação. Tem várias plataformas que podem te ajudar nisso. :
- Acordo Certo;
- Serasa;
- QueroQuitar.
- Meu acerto
É interessante conversar o credor par achar um termo de negociação dentro das suas condições. Assim você terá como arcar com os pagamentos da dívida até a quitação. Até porque acordos fora da sua realidade não irão resolver nada. Sair da lama do nome sujo para o nome limpo nunca esteve tão perto.
Negociando as suas dívidas, atualize seu planejamento financeiro de acordo com as novas parcelas ou outras condições que você estabeleceu na negociação. Seu nome está perto de ficar limpo .
Para ajudar a aliviar as finanças. nosso blog possui dicas de benefícios sociais importantes, acesse para saber.