Em meio a uma crise econômica, homens e mulheres jovens estão buscando formas de ganhar dinheiro e maneiras para economizar e gastar de forma consciente. Aqui te ajudamos a aproveitar ao máximo os benefícios e descontos disponíveis, garantindo a sua segurança financeira. Entre viajar de graça, ir ao cinema com desconto e muito mais, o ID Jovem vem para facilitar a vida de muitos.

O que é ID Jovem?
Alguns chamam de nova carteirinha de identidade, ID Jovem é um programa que surgiu para jovens de baixa renda. A Identidade Jovem garante acesso a muitos benefícios do Governo Federal. É o documento que possibilita acesso a benefícios incríveis como meia-entrada em eventos esportivos e culturais, coisas como jogos de futebol e cinema, viagens de graça, descontos, vagas gratuitas, passagem de ônibus e descontos no sistema de transporte coletivo; além de mais. Parece bom demais para ser verdade? É porque é! Funcionando conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015.
Como saber se tenho direito ao ID Jovem?
São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que têm maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013.
Para ter direito é preciso cumprir as regras abaixo:
- Ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não;
- Estar inscritos no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos
- Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos (R$1.908,00)
O que fazer para adquirir o ID Jovem?
Em poucos passos você consegue. Primeiramente você precisa fazer um cadastro no CadÚnico do Governo Federal. A ID Jovem é apenas um dos 15 benefícios entregues por meio da inscrição no banco de dados social do governo.
Através do cadastro, os dados do jovem são analisados pelo programa, e caso seja aprovado, será gerado um número de NIS que poderá ser usado para gerar a ID Jovem depois através do aplicativo que pode ser baixado aqui.
O próximo passo que você precisa tomar é ir até um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) próximo a você para se cadastrar no programa ID Jovem ou atualizar seus dados, caso você já tenha acesso.
O CRAS oferece serviços de assistência social para famílias de locais vulneráveis sócio e economicamente. Ele é dividido em alguns setores e possui diversos programas muito importantes.
Quais documentos preciso?
Os documentos que você precisa costumam ser os comprovantes de renda da família e os documentos oficiais, mas podem variar de acordo com onde você mora. Por isso, é importante entrar em contato com o Cras antes de ir até lá. Antes de mais nada, é preciso estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal. Este é o primeiro passo para obter a ID.
Você precisa apresentar pelo menos um de algum dos documentos a seguir dos membros da família.
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor.
Depois de ter se cadastrado no benefício, chegou a hora de emitir a sua ID Jovem para começar a utilizar. Vamos lá!
Como emitir a minha ID Jovem?
Para emitir sua ID Jovem você precisará ter em mãos o NIS – Número de Identificação Social. Você encontra esse número no Cartão Cidadão, Carteira de Trabalho, Auxílio Brasil ou até mesmo através do site do CadÚnico.
- Pelo site do CadÚnico, basta acessar: https://cadunico.dataprev.gov.br/#/home e clicar em “Consulta Simples”.

- Depois preencha os dados solicitados e copie o seu número do NIS pra usar na próxima etapa.

- Agora é só entrar no site http://idjovem.juventude.gov.br ou baixar o aplicativo ID Jovem, clicar em “Emitir ID Jovem” e depois em “Gerar ID Jovem”.

- Preencha os dados e clique em gerar ID Jovem e pronto! Os benefícios estão a sua espera.

Caso tenha dificuldade em alguma etapa, você pode entrar em contato com o órgão oficial pelo site https://idjovem.juventude.gov.br/fale-conosco ou através do e-mail: atendimento.idjovem@mdh.gov.br.
Depois de pronto, o documento pode ser utilizado por 6 meses, mas também podendo ser renovado.