O leilão de carros do Detran é uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir um veículo por valores abaixo de seu preço de mercado. Tendo em mente que os veículos leiloados são oriundos de apreensões, e que ficam aproximadamente 60 dias parados.
Ademais, entenda como funciona os procedimentos do leilão e o passo a passo de como participar.
Como funciona o Leilão de Carros do Detran?
Todos os anos milhares de carros são apreendidos por débitos pendentes aos órgãos públicos de trânsito. E então, são recolhidos para os pátios do Detran e em até 60 dias são leiloados, caso o proprietário não quite todos os débitos e pagamento das taxas de serviço.
Dessa maneira, o leilão é realizado constantemente com os veículos expostos nos pátios do Detran, espalhados por todos os estados do país. Ao ser anunciado e aberto o edital, o candidato poderá ter informações acerca de datas e valores.
Visto que existem valores mínimos de lance, e logo que o valor é alcançado, ganha aquele que der o lance mais alto – tal como os leilões tradicionais; não diverge em nada e é aberto ao público interessado.
E o pagamento?
Logo após o candidato arrematar o carro de leilão do Detran, surge uma dúvida. O leilão é oriundo de um órgão público, como realizar o pagamento? Na maioria dos casos, o pagamento é feito diretamente para o leiloeiro, à vista ou de acordo com os métodos de pagamentos expostos no edital.
Há projetos para pagamentos parcelados, entretanto, ainda não encontra-se em vigor nos Departamentos de Trânsito do país; ademais, realizado o pagamento, segue o proceder das demais taxas e então, o veículo será transferido.
Atenção: o novo proprietário não será responsável pelas pendências anteriores do veículo; tal como multas e IPVA.
Quais taxas devo pagar após comprar veículo de leilão?
Logo após adquirir um carro de leilão do Detran, o novo proprietário deverá arcar somente com as taxas seguintes, a partir do momento da compra. Isto é, multas e débitos anteriores, ficam por conta do órgão em dar baixa no sistema e liberar o veículo. Dessa maneira, é necessário pagar apenas a transferência do veículo.
Como assim? Logo após o carro ser comprado, automaticamente um ‘anúncio de venda’ é aberto imediatamente. E então, o novo proprietário terá até 30 dias para transferir no Detran; isto é, logo após pagar as taxas de vistoria e por fim, transferência.
Em alguns estados o valor total não ultrapassa os R$ 300. Logo depois, basta verificar as datas de IPVA e demais débitos e ficará isento de qualquer outra taxa.
Leia mais: Leilão da Polícia Federal: saiba como funciona
Como participar do leilão do Detran?
Para participar do leilão de carros do Detran é necessário pesquisar na internet por “Leilão de carros Detran-‘SeuEstado‘” ou ir pessoalmente até o órgão e solicitar os próximos editais e datas. Visto que cada Detran possui diferentes regras e orientações.
Logo após descobrir acerca da abertura, o candidato deverá fazer a pré-inscrição e comparecer no dia do leilão. Há alguns estados que têm seus carros leiloados por Casas de Leilão; ou seja, irá divergir de estado para estado.
Ademais, é necessário apenas comparecer ao leilão e levar os documentos pessoais e demais documentos de validação; a fim de concluir o processo de transferência do veículo.