Pular para o conteúdo

Problema de Atenção [TDAH]? Você Pode Ter Benefício Por Isso.

  • por

Recentemente, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem ganhado visibilidade. É um transtorno que tem como características a dificuldadede de prestar atenção e o pensamento agitado. Apesar de pouco conhecido, o governo está começando a gerar alguns benefícios para aqueles que possuem. Entenda abaixo!

Publicidade
Problema de Atenção [TDAH]? Você Pode Ter Benefício Por Isso.

O Que é o TDAH?

O TDAH é um tipo de distúrbio que acontece no cérebro e possui causas genéticas. Normalmente começa na infância e dura o restante da vida.

Muitas pessoas passam anos sem descobrir que possuem esse transtorno, mas certamente sofrem as consequências de tê-lo como por exemplo adversidades nos estudos e no trabalho.

Publicidade

O distúrbio tem como sintomas a desatenção, inquietude e impulsividade e, apesar de melhorar com tratamento, não há “cura”.

Como o TDAH afeta sua vida?

A atenção é necessária para tudo. Basicamente você existe onde sua atenção está. No mundo do trabalho e dos estudos, ter TDAH pode ser uma tremenda desvantagem.

Isso porque você pode não conseguir se concentrar direito, pode tomar decisões impulsivas entre várias outras coisas.

Pessoas com TDAH têm direito a algum Benefício?

Assista esse vídeo para entender brevemente, caso não esteja com vontade de ler hoje. Mas leia o restante da matéria para entender profundamente o que pode ser garantido de benefícios para os portadores do TDAH.

Não há benefício previdenciário especificamente para o portador desse tipo de transtorno no momento. Apesar do problema de atenção ser grave no mundo moderno, apenas agora estão reconhecendo isso.

No entanto existe um projeto de Lei n° 3517, de 2019 que pretende garantir o acompanhamento integral para alunos com Dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.

Porém, o portador também pode solicitar o BPC/LOAS, um tipo de benefício assistencial pago pelo Governo, por meio do INSS.

Como funciona e quem tem direito ao BPC/LOAS?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) assegura aos idosos e deficientes uma assistência financeira, no valor de um salário mínimo, para terem condições mínimas de sobrevivência.

Nesse caso, deficiência conta como problemas de natureza física, mental, intelectual, ou sensorial de longo prazo.

Nesse contexto, se houver um atestado médico que comprove a incapacidade de trabalhar por conta do TDAH e o problema de atenção oriundo dele; o benefício é garantido.

Como solicitar o benefícios para quem tem TDAH?

Após o diagnóstico médico, e com os documentos em mãos, é necessário solicitar o auxílio do INSS.

O ideal é que o requerimento seja acompanhado de advogado especializado em direito previdenciário, pois a homologação pode não ser concedida inicialmente.

Se os benefícios não forem concedidos, os advogados podem entrar com uma ação para que o INSS reconheça a CID da doença.

O TDAH é atualmente classificado como TDAH, CID F90.

Depois de requerer os benefícios do INSS, é preciso aguardar a concessão para receber o subsídio.

Conclusões

Pode ser bastante difícil viver no mundo para quem tem TDAH. O mundo exige que você preste atenção e tenha produtividade mas o problema de atenção, a impulsividade e a hiperatividade podem tornar o ambiente de estudos e de trabalho algo bem difícil de lidar.

Para isso, existem medicamentos e práticas que podem te ajudar. O benefício pode ser concedido diante das circunstâncias citadas acima.

É importante estar atento aos sintomas em crianças e adolescentes para levá-las ao médico logo cedo e começar o tratamento.

Conversar com professores e coordenadores a respeito dessa condição pode fazer com que haja uma certa compreensão da parte dos educadores. Isso por si só pode ajudar.


Gostou? Assine nossa lista de e-mail para ficar por dentro das novidades que te garantirão dinheiro no bolso e oportunidades exclusivas.

Você pode acessar nosso blog também para ficar por dentro de benefícios sociais e outras ofertas valiosas. Boa sorte!