O Auxílio Gás foi um dos benefícios mais comentados durante a campanha de disputa presidencial. O presidente Jair Bolsonaro tentou adiantar o pagamento do mês de outubro do auxílio como uma medida populista para garantir mais votos no segundo turno, mas não foi realizado efetivamente. Agora a última parcela está em jogo. Descubra o que fazer para garantir a sua.

Em julho foi aprovada uma medida pelo Governo Federal chamada de “PEC Kamikaze”, para turbinar uma série de benefícios em ano eleitoral, o que fez o auxílio gás saltar de 50% do preço médio do botijão para 100% do valor, aumentando efetivamente o dinheiro recebido dos beneficiários do programa.
A cada dois meses o Auxílio Gás é pago e serve para ajudar famílias de baixa renda a garantirem seu gás de cozinha. No último pagamento foi entregue R$ 112 para cada família, mas a partir do próximo ano a tendência é que norno último pagamento, mas a partir do próximo ano o valor retornará para os 50% originais.
O benefício pode liberar ainda sua ÚLTIMA PARCELA no mês de dezembro que segue, entenda melhor na matéria abaixo e garanta o seu.
Como receber Auxílio Gás?
Para você receber o benefício é preciso seguir alguns critérios simples. Ensinamos mais a fundo em uma das nossas matérias mais recentes desse ano que você pode acessar ao final dessa página.
Mas em passos simples você precisa:
- Estar inscrito ou se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único) e possuir renda mensal familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 606); ou
- Ter um membro na residência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Se você tiver esses dois requerimentos já está pronto para receber o benefício, até porque não existe uma maneira de se inscrever diretamente para ganhar o benefício; é necessário esperar e checar qual a data do pagamento.
Qual o calendário de dezembro do Auxílio Gás?
O pagamento funciona através do último número do Número de Identificação Social (NIS), assim como o Auxílio Brasil. Confira o calendário atualizado para o último mês de 2022:
- NIS final 1: 12 de dezembro;
- NIS final 2: 13 de dezembro;
- NIS final 3: 14 de dezembro;
- NIS final 4: 15 de dezembro;
- NIS final 5: 16 de dezembro;
- NIS final 6: 19 de dezembro;
- NIS final 7: 20 de dezembro;
- NIS final 8: 21 de dezembro;
- NIS final 9: 22 de dezembro;
- NIS final 0: 23 de dezembro.
É possível que o Governo Federal tente entrar com alguma medida para antecipar o pagamento das parcelas, e para isso você precisa estar atento às possíveis mudanças.
Assim foi feito nos últimos meses, porém agora com a perda nas eleições do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) que será deposto no ano de 2023 é possível que não haja muita motivação para gerar o pagamento antecipado.
Essa parcela pode ser a última do programa uma vez que não sabemos ainda quais os planos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para os próximos anos e como ele vai gerir o pagamento desse tipo de benefício. Preste atenção para futuras movimentações por meio do nosso blog Mondo.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o programa do Auxílio Gás e queira participar, ainda há tempo de se inscrever no CadÚnico e solicitar muitos outros benefícios. Acesse o link abaixo para entender melhor o Auxílio Gás e como ele tem funcionado nos últimos tempos. Boa sorte!
Gostou do conteúdo? Muitos benefícios podem mudar nos próximos anos com o novo governo e as práticas ainda são desconhecidas, fique atento às nossas matérias e assim não ficará de fora!