O programa de saque anual do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) da Caixa Econômica Federal (CEF) foi encerrado. O último grupo a ser contemplado com o valor são os aniversariantes de dezembro.

Agora são os trabalhadores nascidos em dezembro que têm direito ao saque anual do FGTS. Esta opção permite a retirada de até 50% do saldo depositado nas contas ativas e inativas do Fundo de Garantia.
Atualmente, os saques-aniversários anuais do FGTS valem também para os aniversariantes de outubro e novembro, pois cada grupo tem cerca de dois meses para sacar o valor antes de aguardar o próximo agendamento.
Vale lembrar que os saques de aniversário são uma opção, já que os saques de rescisão são o modelo padrão. Portanto, os trabalhadores que desejam migrar devem notificar a Caixa Econômica Federal (CEF), o que pode ser feito por meio do próprio aplicativo.
Como funciona o Saque Anual do FGTS?
Instituído pela Lei nº 13.932/19, o saque-aniversário do FGTS foi lançado em 2020. Desde então, já foi resgatado por mais de 21 milhões de trabalhadores, responsáveis por injetar cerca de R$ 31 bilhões na economia do país. No ano passado, cerca de 9,8 milhões de trabalhadores optaram pela modalidade. No ano de lançamento foram 9,7 milhões.
O que é preciso para receber o Saque Aniversário FGTS?
Os trabalhadores devem seguir as regras gerais do programa para realizar os resgates no mês de aniversário. Depois disso, é importante saber o saldo depositado na conta.
É importante saber que esse modelo impede que o trabalhador retire dinheiro do fundo garantidor mesmo que seja demitido sem justa causa.
Isso porque o Saque-aniversário do FGTS tem validade de dois anos, durante os quais não é possível fazer novas trocas na modalidade saque-margem.
Mas, mesmo assim, o empregado que optar pelo saque por aniversário ainda tem direito a multa rescisória equivalente a 40% do valor depositado no fundo em caso de demissão sem justa causa. O saque anual do FGTS colabora com a felicidade de muitas famílias.
Como Solicitar o Saque Anual do FGTS?
Quem tiver interesse em passar a se beneficiar do saque-aniversário precisa:
- Fazer o download do aplicativo do FGTS;
- Fazer login com a conta vinculada à Caixa;
- Selecionar a opção “Saque Aniveresário”.
- Ao efetivar a escolha por este modelo de saque, é preciso permanecer vinculado a ele durante o período mínimo de 24 meses.
Gostou? Assine nossa lista de e-mail para ficar por dentro das novidades que te garantirão dinheiro no bolso e oportunidades exclusivas.
Você pode acessar nosso blog também para ficar por dentro de benefícios sociais e outras ofertas valiosas. Boa sorte!