O Vale Gás está agora com um novo valor surpreendente no mês de dezembro. Houve um aumento com a intenção de ajudar a população brasileira nesse mês de dezembro. Acompanhe a matéria para não perder. Entenda abaixo a quantia extra e como se cadastrar para ter direito.

O Vale Gás dá direito a inscrição em novo valor parcelado no valor total do botijão de gás de 13kg, válido até dezembro.
Como os benefícios são pagos bimestralmente, serão três meses dessa vez. Na semana passada, o governo começou a desembolsar R$ 110 em assistência de gás para 5,6 milhões de domicílios (veja calendário abaixo).
A média integral da unidade botijão será paga nos meses de agosto, outubro e dezembro. As famílias voltarão a receber em média 50% do cilindro de 13kg em janeiro de 2023).
Quem tem direito e como obter os benefícios do Vale Gás?
- Famílias inscritas no Cadastro Único do Programa Social do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita mensal menor ou igual a meio salário mínimo nacional (606 reais);
- Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada da assistência social, o BPC, que prevê um salário mínimo mensal (R$ 1.212) à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem a família;
- A lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
Como se inscrever para receber a parcela aumentada do Vale Gás?
A seleção das famílias beneficiárias vem diretamente do Cadastro Único – portanto, basta o interessado se cadastrar nos CRAS de sua cidade.
Mas a inscrição não garante o recebimento: as famílias que atenderem aos critérios serão selecionadas para receber os benefícios.
Como é determinado o valor do Vale Gás?
Para determinar o valor do rendimento, a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) divulga mensalmente, até o 10º dia útil do mês, a média dos seis meses anteriores com referência ao preço nacional do botijão de 13 kg.
Os benefícios do Auxílio Brasil não entram no cálculo da renda mensal. O recebimento de outros benefícios não exclui o direito à assistência de gás natural.
Quando é feito o pagamento do Vale Gás?
O pagamento do vale-gás é feito em meses pares, na mesma data das parcelas do Auxílio Brasil – com base no final do número de identificação social (NIS).
Portanto, os beneficiários devem verificar as datas de agosto, outubro e dezembro de 2022.
Veja o calendário abaixo:
Os cartões e senhas utilizados para o saque do Auxílio Brasil podem ser utilizados para o recebimento do vale-gás.
O saque pode ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento. O benefício pode ainda ser pago em poupança social digital do Caixa Tem.
Pelo aplicativo Caixa Tem, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nos canais lotéricos.
A validade da parcela do benefício é de 120 dias, contados da data em que for disponibilizado o benefício na opção de pagamento.
Como consultar o Vale Gás?
É possível consultar a situação do benefício pelo;
Aplicativo Auxílio Brasil
Aplicativo Caixa Tem
Atendimento Caixa, pelo telefone 111.
Em caso de dúvidas, o beneficiário pode entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 121.
Gostou? Assine nossa lista de e-mail para ficar por dentro das novidades que te garantirão dinheiro no bolso e oportunidades exclusivas.
Você pode acessar nosso blog também para ficar por dentro de benefícios sociais e outras ofertas valiosas. Boa sorte!